TRANSCENDÊNCIA.

Minha foto
Meu nome completo é Ivone Henriques Sato, sou casada e feliz por ter encontrado o amor em minha Vida com "V" MAIÚSCULO,como costumo dizer e escrever, aqui deixo meus pareceres sobre a Vida, minha linda e amada Vida que ganhei de presente. Sim, de presente, viver é mesmo um lindo presente, portanto agradeço imensamente, principalmente aos meus familiares queridos, meu casal de filhos, casados, felizes, meus netos amados, dois lindos casais, hoje estão ficando adolescentes, eu, ah, sou uma sexagenária feliz da vida!!!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O PRAZER SEGUNDO A DOUTRINA DE EPICURO!

A doutrina de Epicuro entende que o sumo bem reside no prazer e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo*. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa-medida e não dos excessos. É a própria Natureza que nos informa que o prazer é um bem. Este prazer, no entanto, apenas satisfaz uma necessidade ou aquieta a dor. A Natureza conduz-nos a uma vida simples. O único prazer é o prazer do corpo e o que se chama de prazer do espírito é apenas lembrança dos prazeres do corpo. O mais alto prazer reside no que chamamos de saúde. Entre os prazeres, Epicuro elege a amizade. Por isso o convívio entre os estudiosos de sua doutrina era tão importante a ponto de viverem em uma comunidade, o "Jardim". Ali, os amigos poderiam se dedicar à filosofia, cuja função principal é libertar o homem para uma vida melhor. 
Portanto quando posto meus textos em prosa sempre o faço com um intuição antecedida por uma sensação de alegria em poder expressar a minha felicidade, pois de certa forma todos nós, os humanos, desejamos o prazer de viver, prazer carnal, prazer físico de forma geral, principalmente o prazer de não sentir dores físicas, pois com dores físicas as pessoas perdem um pouco a sensibilidade de sentir o prazer do espírito. O nosso espírito só fica bem quando está leve, sem culpas, sem remorsos infindos pelo fato de buscar a paz e o prazer de viver independente das dores do mundo. 
Eu não sou religiosa, afirmo e reafirmo, pois não encontro nas religiões o que busco pra mim, mas creio nas forças superiores e no espírito e alma, sendo assim sou espiritualista, mas não se pode separar o espírito do corpo, pelo menos enquanto vivemos nessa vida terrena e corpórea! 

Ivone 


Hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade") o prazer sendo o supremo bem da vida.

"O homem é dono do que cala e escravo do que fala." "Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo." Sigmund Freud

Começo de ano, recomeço de reflexão sobre nossa vida, nossa forma de relacionar com pessoas, nossas decisões, nossos pensamentos, nossas falas e escritas, a frase acima serve de guia, sempre procuro ler muitas frases dos que deixaram lições e legados bons ou ruins, pois até os ruins nos ensinam a não sermos como eles!
Sem julgamentos, mas mesmo assim podemos dizer o que se sente, mas é preciso discernir, pois quem nos ouve ou lê, nem sempre entende bem, interpretam de acordo consigo mesmo, os bons veem bondade em tudo, os maus veem maldades, portanto a prudência ainda é a melhor forma de condução das nossas ideias, quem cala é mesmo o dono de si, quem fala, se não souber bem o que fala vira escravo do seu erro de falar sem pensar!
Pensemos nisso, eu, tu, ele...
Aqui nesse espaço de comunicação sempre nos deparamos com confusão de todas as formas, há mensagens produtivas, há críticas, há desabafos, há pessoas dizendo sobre si, outras dizendo sobre o alheio, mas sempre se sabe mais do que escreve e diz do que do narrado e falado!
Ah, vida boa, tudo é lição, tudo é aprendizado, tudo serve para nos interagir e tentarmos todos sermos o máximo possível, feliz!

Ivone